"A Entomofobia (também conhecida como insetofobia) é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes." - Wikipédia.Acredito que eu possa sofrer disso, mas como gosto de refletir e pensar sobre as coisas, ao pesquisar e pensar um pouco mais sobre isso, também parece que não. O fato é que eu entro muito em choque quando tem uma mariposa/borboleta/besouro/grilo/gafanhoto no mesmo lugar que eu. Eu fico com a necessidade de não perder a localização do inseto (como se fosse "ficar de guarda", para alguma ameaça, que, eu sei que não existe), além de ficar agitado, provavelmente sob efeito de adrenalina. Mas isso é muito estranho, pois pensando no assunto eu sei que eles não nos oferecem mal algum, pelo contrário, somos nós quem ameaçamos suas vidas.
Vi na internet um cara falar duas teorias (eu não tenho certeza se eram de fato conhecimentos de Psicologia ou se foi ele mesmo que pensou nisso, afinal, na internet qualquer um é "especialista" em tudo) bem lógicas quanto ao motivo de alguém ter uma "fobia":
- 1) O medo pode ter sido criado por você mesmo, provavelmente na intenção de chamar atenção dos outros.
- 2) O medo foi adquirido por algum fato exterior, algum trauma com insetos, já passou por uma coisa constrangedora com insetos, etc...
A primeira pode ser verdade, pois geralmente eu tenho essa "fobia" em casa com meus familiares, já vi grilos na sala de aula, por exemplo, e continuei normal. Mas, eu imagino que seja uma característica de medos; quando das pessoas ao seu lado tem gente com muito mais medo, você relaxa (que no caso foram minhas colegas de classe apavoradas). Mas, o que derruba essa primeira opção é que quando estou sozinho no lugar e aparece, eu também fico apavorado. Por exemplo, um dia eu estava no banheiro e depois eu percebi que tinha um gafanhoto na parede dele. Quando eu percebi, eu fiquei tão em choque que saí do banheiro e fiquei parado na porta, pois eu tinha que me arrumar para ir a escola, mas não tinha coragem. Depois de um tempo parado eu corri, peguei o que precisava e saí bem rápido.
Já a segunda eu não sei dizer, se eu tiver algum trauma eu nem lembro qual foi o acontecido.
O que me incomoda quanto aos insetos é que eu penso que eles vão entrar pela minha camisa, ou entre meu pé e o chinelo, quando estou usando chinelo, claro. Acho que o que me incomoda é matá-los, pois vai sujar qualquer que seja o lugar em que eles morram com algum líquido de seu corpo esmagado, e não quero principalmente que este líquido nojento esteja em mim. Não sei, não sei explicar o por quê, mas eu não deixo de pensar nessa fobia e tentar descobrir os motivos para este medo irracional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário