Este ano que se passou sem sombra de dúvidas foi muito especial para minha bagagem e formação pessoal referente ao 'consumo' de cultura. Isto, devido à previamente citada
Oficina Teatral em que participei.
Por conta dela, primeiramente tive o interesse por arte/cultura despertado (não que agora eu seja um super
cult que aprecia e avalia diversas obras etc., mas que, comparado ao eu de antes que achava tudo isso uma grande bobagem enfeitada, me peguei indo assistir a algumas poucas peças que pude e gostando muito da experiência; coisa que antes julgava impossível, e que pensava que as pessoas só faziam algo do tipo por status e aparências, e não por prazer).
Fora o simples interesse, pude realmente aprender, mesmo que não muito, sobre a arte do teatro com todas as aulas, estudos e discussões da Oficina em si.
Aí chega a parte mais legal, a hora de prepararmos para nos apresentar! Êpa, espera um instante, não é bem assim não! Desde o começo do segundo semestre já começamos com o preparo para isso. Como? Primeiramente também com muito estudo. Lemos pelo menos 5 peças do autor escolhido e as apresentamos em formato de seminário e debatemos suas "mensagens" (aspas porque não foi necessariamente apenas as mensagens em si, mas seu conteúdo como um todo).
Depois disso ainda discutimos muito sobre qual peça apresentar, se seria uma peça inteira ou recortes dela sozinha ou com outras... Então, tivemos ainda que dividir as personagens e aprofundarmos nelas; para finalmente ensaiarmos as cenas em si (marcações e interações...).
O fato é que apesar de todo esse trabalho o resultado foi
MUITO recompensador, pelo menos para mim, depois de cada dia de apresentação, eu me sentia muito bem, não sei descrever direito, mas ficava muito feliz, como eu não tinha me sentido em nenhum dos outros dias de Oficina!
Eu que não sou muito sociável, no final do ano já estava me sentindo muito mais à vontade com o pessoal de lá, fazendo algumas brincadeiras e me expressando melhor; na verdade ainda bem retraído e quieto, mas pelo menos não praticamente mudo, como no início. E apesar de não ser muito de demonstrar e tudo mais, acho que me apeguei em certo nível à eles, os quero muito bem.
Enfim, apesar de todo o avanço e satisfação que tive com a Oficina, neste ano (e provavelmente nem nos próximos) não vou mais participar; pois demanda muito de quem participa e, no contexto pessoal atual, creio que devo ter esse foco e tempo para as atividades acadêmicas E própria vida social (poder voltar para minha cidade aos feriados ou pelo menos sair com o pessoal da faculdade mesmo);
MAS, no primeiro semestre de 2017 ABRIREMOS MAIS UMA TEMPORADA DE NOSSA PEÇA! Claro, dessa vez apenas com alguns ensaios mais próximos das apresentações para podermos "entrar no clima" novamente e mesmo aperfeiçoar coisas que ainda não atingimos anteriormente, então só terei ainda mais um curto tempo de "aprisionamento" no teatro. Depois disso acho que procurarei pelo menos ir assistir alguma peça que eu fique sabendo e que seja acessível (ah sim, por conta do pessoal de lá, acredito que estarei mais 'por dentro' das 'programações culturais' que rolam).
Pois então, minha experiência com a Oficina Teatral foi (abrindo um parênteses sobre o parágrafo anterior que "ainda será" durante um pequeno período no primeiro semestre deste ano) incrível e meio que 'um divisor de águas' na minha vida e que, apesar disso, não participarei novamente (claro, não estou falando de um negocio da vida inteira, aqui digo basicamente no mínimo pelo menos até eu me formar...) mas mesmo assim carregarei no meu coração tudo que vivi e aprendi lá. (: