sábado, 26 de abril de 2014
Aprender
Por que diabos não conseguimos memorizar o que nos ensinam nas escolas?
Acredito que seja porque não usamos boa parte do que nos ensinam, afinal, quem é que efetivamente usa ao menos uma função de segundo grau no dia a dia? (e isso é o básico do básico). Mesmo que em quase todas as aulas os professores avisem coisas como: "matriz e determinante estão em todos os lugares, vocês com certeza as utilizam e nem sabem", nós não as utilizamos do modo que está na escola, até porque, como eles mesmos dizem, nós as utilizamos e nem sabemos, e nem precisamos saber, já que até agora usávamos sem nenhum problema.
É o mesmo caso no próprio computador, que funciona através de números binários e nós nem mesmo precisamos saber disso para utilizá-lo. Ok, mas até agora só foram dados exemplos de coisas relacionadas a matemática, e o resto?
Bom, História, por exemplo, para mim não passa de inutilidades, pois SE alguma vez eu precisar saber o ano em que aconteceu alguma coisa ou blablabla é só eu pesquisar, não sou obrigado a ter na cabeça essas coisas, até porque, como eu disse, SE eu precisar saber(o que já acho muito improvável) é só eu pesquisar, sendo que atualmente temos a internet, que torna tudo isso mais fácil. Geografia é quase a mesma coisa também.
Sobre Literatura eu já falei o que penso neste post aqui.
Se o que aprendêssemos fossem coisas mais 'usáveis', nós não esqueceríamos com tanta facilidade.
E não, não quero mudar todo o ensino e tudo mais, estou só fazendo uma observação.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Escolhas
Minha mãe já me fala faz muito tempo o que fazer; tornar-me advogado, ou juíz, ou médico, ou diplomata, ou engenheiro... 'Profissões que dão dinheiro'.
Mas seguir estas profissões, além de ser muito difícil, não tenho vontade ou aptidão. Será mesmo existe essa de profissão que dá dinheiro e as que não?
Imagino que não, o que realmente importa é você fazer o que gosta, pois o trabalho ficará menos cansativo e provavelmente mais produtivo e, consequentemente, consegue-se boa renda.
E, para mim, se eu fizer uma coisa que ao menos não 'não-goste' (claro, um trabalho nunca deixará de ser um trabalho) e consiga me tornar independente já ficarei feliz.
terça-feira, 1 de abril de 2014
O altruísmo e o pensamento a longo prazo estão desaparecendo no mundo contemporâneo?
Atualmente, as pessoas estão muito apressadas, ocupadas, estressadas e acabaram transformando-se em egoístas sem tempo para olhar para quem está ao seu redor.
Viver em sociedade é depender do outro, portanto, com a falta do altruísmo e do pensamento a longo prazo, não existiria sociedade.
Não faria sentido estudarem para poderem construir uma casas para outras pessoas (engenheiros), assim como não haveria progresso na medicina, tecnologia, entre outros, visto que os únicos que pesquisariam sobre uma doença, por exemplo, seriam os (auto) diagnosticados com a mesma.
Ainda, o altruísmo é, por definição, de natureza instintiva do ser humano, significando que dificilmente desaparecerá, mesmo que, ultimamente, o pensamento egoísta esteja mais popular.